Até o Covey fala na escada
- Sthepen R. Covey
- 24 de out. de 2017
- 2 min de leitura

"Recordo-me de uma mini-mudança de paradigma que me aconteceu numa manhã de domingo, no metro de Nova Iorque. As pessoas estavam calmamente sentadas, a ler jornais, perdidas nos pensamentos, a descansar com os olhos semicerrados. Era um ambiente calmo, tranquilo.
Subitamente, um homem entrou no metro com os filhos. As crianças faziam tanta algazarra e comportavam-se tão mal, que o clima mudou instantaneamente.
O homem sentou-se a meu lado e fechou os olhos, ignorando aparentemente a situação. As crianças corriam de um lado para o outro, atiravam objetos e chegavam a puxar os jornais dos passageiros. Incomodaram toda a gente. Mesmo assim, o homem ao meu lado não fez nada.
Tornou-se impossível evitar a irritação. Não conseguia acreditar que ele pudesse ser tão insensível, a ponto de deixar que os filhos incomodassem os outros daquela maneira, sem aceitar as suas responsabilidades. Percebi facilmente que as outras pessoas também estavam irritadas. A certa altura, ainda com calma e controlo, virei-me para ele e disse-lhe:
- Desculpe, mas os seus filhos estão a incomodar muitas pessoas. Será que não podia tomar melhor conta deles?
O homem olhou para mim, como se estivesse a tomar consciência da situação naquele exato momento, e respondeu calmamente:
- Sim, tem razão. Eu devia fazer qualquer coisa. Acabámos de sair do hospital, onde a mãe deles morreu há uma hora. Não sei o que pensar, e parece que eles também não sabem como lidar com isso.
Imagina o que senti naquele momento? O meu paradigma mudou. De repente, eu vi as coisas de um modo diferente, e como estava a ver as coisas de outro modo, pensei, senti e agi de modo diferente. A minha irritação desapareceu. Já não precisava de controlar a minha atitude nem o meu comportamento. O meu coração ficou inundado com o sofrimento daquele homem. Os sentimentos de compaixão e solidariedade fluíram livremente.
Oh, a sua mulher acabou de morrer? Sinto muito. Não quer conversar sobre isso? Posso ajudá-lo?
Tudo mudou naquele momento." - Livro 7 hábitos de pessoas altamente eficazes
Comments